Sobre este dicionário
O Dicionário Histórico de Termos da Biologia é um dicionário eletrônico que visa reunir informações histórico-etimológicas sobre os termos da Biologia em língua portuguesa.
O projeto é coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Oliveira Maroneze e conta com a participação de estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).
O desenvolvimento inicial deste dicionário foi possível graças ao estágio de pós-doutoramento desenvolvido pelo coordenador do projeto junto à Universidade de Coimbra (Portugal), sob a supervisão da Profa. Dra. Graça Rio-Torto.
No período de 2023 a 2024, o projeto contou com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo Edital Pró-Humanidades (Chamada CNPq/MCTI/FNDCT n. 40/2022).
O projeto é filiado ao Núcleo de Apoio à Pesquisa em Etimologia e História da Língua Portuguesa, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Vanessa Martins do Monte. Também contou com o financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no período de 2023 a 2024.
Objetivos
O objetivo geral deste projeto é compilar uma obra de referência, para consulta online, que descreva o léxico científico da língua portuguesa, na área das ciências biológicas, através da história.
Seus objetivos específicos são:
-
Compilar um córpus histórico-diacrônico com textos sobre as ciências biológicas (cf. “Córpus”);
-
Identificar as ocorrências dos termos em épocas anteriores;
-
Descrever as estruturas morfológicas (sufixos, prefixos, radicais eruditos etc.) empregadas em cada época na formação de termos;
-
Descrever a etimologia dos termos e as mudanças de forma e significado pelas quais passaram ao longo do tempo.
Organização do site
Os verbetes do dicionário podem ser consultados na aba Consulta. Os textos que compõem o córpus deste dicionário podem ser consultados em Córpus, ao lado das imagens das obras e com links para os verbetes no próprio texto. A descrição detalhada do córpus são encontradas aqui.
Em Documentação encontram-se diversos textos de apoio a respeito do Dicionário.
Política de disponibilização dos dados
Este Dicionário encontra-se em permanente atualização. Para dar mais agilidade à divulgação, optou-se por disponibilizar os verbetes à medida que vão sendo elaborados.
Em cada verbete, registram-se a data da inserção e a data da última atualização. Para facilitar aos pesquisadores que desejam referir-se aos dados, inclui-se também uma proposta de como citar o verbete.
Os dados e o código-fonte encontram-se disponíveis para download no repositório GitHub neste link.
Estrutura computacional
O Dicionário apresenta uma interface computacional escrita em Python e Django, em parte com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial. Os dados que “alimentam” o dicionário, bem como o código-fonte, estão disponíveis para download no repositório GitHub.
Agradecimentos
A compilação do córpus foi (e ainda é) possível graças à colaboração de estudantes de graduação da Universidade Federal da Grande Dourados, alguns dos quais receberam bolsas de Iniciação Científica da PROPP-UFGD e do CNPq.
O projeto contou com o valiosíssimo financiamento do CNPq por meio do Edital Pró-Humanidades 2022, sob a forma de bolsas de Iniciação Científica e de Apoio Técnico, no período de 2023-2024.
A redação dos primeiros verbetes e a criação da parte computacional do dicionário foram possíveis graças ao estágio de pós-doutoramento desenvolvido pelo coordenador do projeto junto à Universidade de Coimbra (Portugal), sob a supervisão da Profa. Dra. Graça Rio-Torto.
A parceria com o projeto Corpus Histórico da Linguagem da Medicina em Português (Século XVIII), coordenado pela Profa. Dra. Maria José Bocorny Finatto, tem possibilitado uma importante troca de materiais de pesquisa, em especial o texto das “Observações Médicas” de Semedo.
A hospedagem do dicionário no servidor da FFLCH-USP foi possível graças à importante parceria com o NEHiLP e ao valioso auxílio dos técnicos Thiago Gomes Veríssimo e Ricardo Fontoura.
Agradecemos a Ligeia Lugli (University of London) pelas valiosas orientações a respeito de como implementar um dicionário eletrônico online.
Agradecemos a Gisele Cristina da Conceição (Universidade do Porto) pelas valiosas sugestões e opiniões.
Contato
Para comentários, críticas, perguntas e sugestões, contate o coordenador do projeto em brunomaroneze@ufgd.edu.br.
Como citar este texto:
MARONEZE, Bruno. Sobre este dicionário. In: MARONEZE, Bruno (org.). Dicionário Histórico de Termos da Biologia. [s.d.]. Disponível em: http://dicbio.fflch.usp.br/documentacao/prefacio/. Acesso em: 06 Jul 2025.