umbilicado
adjetivo
Discussão histórico-etimológica
O étimo é o latim umbĭlīcātus (já atestado na "História Natural" de Plínio, conforme informa o Oxford Latin Dictionary). A conservação do -l- intervocálico demonstra tratar-se de forma erudita, sendo, portanto, um decalque do latim. Apesar de ter uma base morfológica (substantivo umbigo, já atestada em 1563), a forma esperada por derivação sufixal seria *umbigado; assim, evidencia-se que Vandelli e Brotero recuperaram a forma latina como base para a forma em língua portuguesa.
Definições
1. Que possui uma concavidade semelhante a um umbigo, no centro.
umbilicadas (feminino plural)
Com embigo, ou excavaçaõ á maneira de embigo Trochus. Mas as Cipreas se chamaõ umbilicadas quando se acha a espira obtusa em huma cavidade.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 170 )
umbilicado
Diz-se ser: turbinado (turpinatum), na pera; globoso (globosum), na maçaan; umbilicado (umbilicatum), quando tem no topo hum embigo (umbilicus fructûs), isto he, huma cavidade que foy receptaculo da flor, e he ordinariamente guarnecida do calyz persistente, como na maçaan e pera.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 175 )
Umbilicada (feminino singular)
Umbilicada (umbilicata), quando he guarnecida no tempo da sua madureza pelo calyz persistente, como os murtinhos e bagas da madresylva; torosa (torosa), se tem torulos ou protuberancias (o tomate), secca (sicca) se na madureza das sementes fica exsucca e dura, como no xanthium; occa (cava), se naõ tem bagulho, como no pimentaõ; composta (composita), se consta de muitos acinos, ou bagos monospermos aggregados, como as amoras de sylva.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 176 )