Dicionário Histórico de Termos da Biologia

tronco

substantivo masculino

Discussão histórico-etimológica

É certamente palavra herdada, tendo como étimo o latim truncus (pela forma do acusativo truncum), que já na Antiguidade tinha tanto o sentido de "tronco de uma árvore" quanto de "tronco do corpo humano" (conforme se lê no Oxford Latin Dictionary). Em latim, é provavelmente a substantivação do adjetivo truncus, -a, -um "cortado, mutilado, truncado".
Sobre a diferença entre "caule" e "tronco", Brotero afirma: "Os antigos davaõ o nome de tronco (truncus) ao troço ascendente das plantas lenhosas, e o de caule ou talo (caulis) ao das herbaceas; mas hoje a palavra tronco está adoptada por hum termo geral de que o caule he huma especie, de maneira que se pode dizer com igual propriedade de termo, que o choupo tem hum caule lenhoso, como se pode dizer, que a alface tem hum caule herbaceo." (BROTERO, 1788, vol. 1, p. 20). Esse trecho é obscuro; por um lado, parece dizer que "tronco" é o termo genérico, mas nos exemplos, é "caule" que é empregado como genérico. Atualmente, emprega-se "caule" como termo genérico (hiperônimo), do qual "tronco" é um subtipo (hipônimo).

Definições

1. Parte da planta que se ergue da terra e sustenta os frutos e as folhas.

tronco

Rostellum. He a parte simples do corculo descendente, ou a base da plumula, que forma a raiz, formando a plumula o tronco, ou caule.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 278 )

tronco

O tronco he o troço ascendente, ou a parte que se eleva immediamente sobre a raiz, destinado ao engrandecimento da planta, e a terminar pela fructificaçaõ.

(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 20 )

Tronco

Brachia. Nas arvores saõ os ramos mais grossos; nos quaes se divide o Tronco, tomando-se a similhança dos braços do Homem.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 205 )

troncos (plural)

e) — Patens. Se muitos troncos, que nascem da raiz se afastaõ entre si formando angulos agudos.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 206 )