suculento
adjetivo
Discussão histórico-etimológica
O étimo é o adjetivo latino suculentus, a, um, que já no latim da Antiguidade tinha o sentido de “cheio de suco, suculento”. Segundo o dicionário de Gaffiot, já em latim havia as variantes com -c- (suculentus) e com -cc- (succulentus). A palavra ingressou na língua portuguesa pela via do latim científico, visto que já era empregada em textos de Botânica em latim (como, por exemplo, o De Orchide de Gustav Christian von Handtwig, de 1747 - https://www.google.com.br/books/edition/De_Orchide_Dissertatio_Inavgvralis_Botan/RjNbAAAAcAAJ). No entanto, o contexto mais antigo que encontramos em português até o momento, de 1784, não se refere à Botânica, antecedendo em quatro anos o emprego da palavra em Brotero.
Definições
1. Que contém muito suco; sucoso.
succulenta (feminino singular)
— Pulposum, succulentum. Sendo a folha internamente chêa de huma substancia mole, e succulenta. Sedum, Succulentae plantae.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 228 )
succulenta (feminino singular)
Nalgumas plantas he molle, ou succulenta, noutras he dura, as vezes he grossa outras vezes delgada.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 169 )
succulentas (feminino plural)
No caso de faltarem todos esses meios, e achando-se hum lugar sem alguma planta,(cousa muito rara no Alentejo) por-se-haõ plantas succulentas, que tomaõ o maior nutrimento das folhas, e necessitaõ pouco do succo da terra, e que apodrecendo daõ hum sal volatil urinosoO alkali volatil acha-se na analize das terras ferteis. A nossa athmospera está cheia delle. Todas as materias, que contem este sal contribuem a fertilidade; por esta causa os estrumes fertilizaõ as terras. Este sal se acha na maior parte dos vegetaes apoprecidos, mas principalmente em o Reino Animal., e terra muito util para fertilzar mais o terreno.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 299 )
succulentas (feminino plural)
Ha algumas plantas succulentas, que se podem conservar nos hervarios naturaes, mas ficaõ summamente desfiguradas.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 460 )
succulentos (masculino plural)
Os seus renovos saõ succulentos; as suas folhas tem huma bella cor de verde escuro, e saõ do comprimento de huma athe trez pollegadas.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 417 )
Succulentas (feminino plural)
Succulentas (succulenta), saõ mais ou menos grossas, e a sua polpa he molle e sumarenta; susceptivel de se poder esmagar facilmente entre os dedos (a beldroega, o sayaõ, e conchélo).
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 70 )
succulento
Ludwig usou delle para significar o tegumento succulento de algumas sementes, e Linneo o substituio algumas vezes ao de calyptra, de que tinha usado Tournefort, dando-lhe alem disso huma nova significaçaõ indeterminada.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 196 )