Dicionário Histórico de Termos da Biologia

setáceo

adjetivo

Discussão histórico-etimológica

O étimo é o adjetivo latino setaceus, a, um. Não está registrado nos dicionários de latim da Antiguidade e, portanto, é seguramente criação do latim científico. Está registrado no próprio dicionário de Vandelli. Em latim, é formado pelo substantivo seta, ae (também ocorrendo na variante saeta, ae), com o significado de “pelo de animal, especialmente grosseiro ou rígido”, acrescido do sufixo adjetivador -aceus, com o significado de “semelhante a” (informações extraídas do Oxford Latin Dictionary). Assim, embora não atestado na Antiguidade, parece ser bem-formado de acordo com a morfologia latina.
A associação com a seda pode já ter acontecido durante a Idade Média, visto que saeta é o étimo de “seda” nas línguas românicas em geral, por via herdada. Assim, o adjetivo setáceo adquiriu tanto o sentido de “semelhante a pelos de animal” (sentido mais próximo do latim da Antiguidade) quanto de “semelhante a seda”.
O dicionário Houaiss descreve a etimologia da palavra como sendo “seta + áceo”, implicando que a palavra foi formada em português; no entanto, a existência de setaceus, a, um no latim científico demonstra que essa descrição é imprecisa.

Definições

1. Semelhante à seda ou aos pelos do porco (diz-se de estrutura animal ou vegetal).

setaceo

a) Pili: saõ excrescencias como fios muitos flexiveis, porem elasticos, desunidos entre si; ou hum tubo, ou ducto excretorio setaceo da planta.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 237 )

setaceos (masculino plural)

Saõ os appendices setaceos, articulados livres, que se achaõ postos entre as barbatanas, do peito, e as do ventre. Trigla. fig. I. B. B.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 43 )

setacea (feminino singular)

Que acaba em huma ponta comprida, e setacea. Pegasus.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 59 )

setacea (feminino singular)

Rijamente pontudas (cuspidata), quando a sua ponta he setacea, hum tanto rija, ou de huma consistencia mais firme do que a da folha.

(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 61 )

Setaceas (feminino plural)

Setaceas. Tipula. fig. 64.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 95 )

Setaceas (feminino plural)

Setaceas (setacea), saõ lineares, curtas muito, estreitas, mas contudo hum pouco mais largas do que huma seda (o espargo hortense): se saõ finas como fios ou cabellos chamaõ-lhes filiformes ou capillares (filiformia, s. capillaria); saõ mais compridas do que as setaceas.

(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 53 )

setaceas (feminino plural)

Strigae. Saõ pellos alguma cousa rijos; ou saõ humas excrescencias setaceas rijas inclinadas á maneira daquellas da lingua de gato. Servem para defender a planta dos animaes.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 237 )

setaceas (feminino plural)

Estas folhas podem-se taõbem chamar surdidas, e se pode dizer por ex. o ranunculus aquatilis tem duas castas de follas, humas summergidas setaceas, e outras surdidas quasi redondas.

(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 50 )

Setaceo

Setaceo (setaceus) no carvalho.

(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 157 )