Dicionário Histórico de Termos da Biologia

pericarpo

substantivo masculino

Discussão histórico-etimológica

A existência de duas variantes, uma terminada em -pio e a outra em -po, aponta para a possibilidade de ter havido uma fusão de dois étimos. O étimo da forma variante pericárpio é certamente o latim científico pericarpium, atestado em Vandelli (1788), por sua vez derivado do grego περικάρπιον (perikárpion), atestado já na Antiguidade (segundo o dicionário LSJ) com o sentido de “invólucro de um fruto ou semente” – formado pelo prefixo περί (perí) “ao redor” e pelo substantivo καρπός (karpós) “fruto, semente”, na forma diminutiva καρπίον (karpíon). Por não ter sofrido as transformações fonéticas esperadas (em especial pela manutenção do [c] intervocálico), a forma portuguesa é certamente erudita, tendo vindo diretamente do latim científico.
Já para explicar a forma variante pericarpo, é preciso inicialmente observar que também existe a forma latina pericarpum, que, segundo o Oxford Latin Dictionary, é atestada na obra “História Natural” de Plínio, o Velho, referindo-se a uma espécie de bulbo. No entanto, essa forma parece não ter sido empregada por nenhum outro autor e tampouco foi encontrada em textos em latim científico.
Parece haver, assim, três hipóteses etimológicas possíveis (e não necessariamente conflitantes ou concorrentes) para a variante em -po:
a) Essa forma teria sido decalcada diretamente da forma latina pericarpum, talvez por algum autor que conhecesse a obra de Plínio, o Velho;
b) Essa forma teria surgido da forma latina pericarpium com a perda do -i- (influenciada ou não pela forma pericarpum de Plínio, o Velho);
c) Essa forma teria sido construída em português a partir dos elementos de origem grega perí- e -carpo (hipótese que parece estar implicada na descrição etimológica apresentada pelo dicionário Houaiss), com possível influência da forma latina pericarpium.
As duas variantes ocorrem já no século XVIII. Vandelli prefere a forma em -pio, que é mais próxima do latim científico; já Brotero prefere a forma em -po, apresentando-a como o equivalente português do termo latino pericarpium.

Definições

1. Membrana que reveste o ovário da planta e que, com o amadurecimento, se torna o próprio fruto.

Pericarpio

140. a.) Capsula. fig. 159. 160. 161. Pericarpio, ou fruto concavo, que se abre com regularidade. Fritillaria imperialis.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 272 )

pericarpio

144. Drupa. fig. 157. Fruto, ou pericarpio, que externamente he de huma substancia como de coiro, e internamente he grosso, carnoso, cheio, sem valvas, que contem huma noz. (154) Amygdalus, Prunus.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 276 )

pericarpo

O pericarpo (pericarpium), he considerado pelos Botanicos, como hum tegumento accessivo, em que se achaõ envolvidas as sementes que delle devem sahir depois do estado de plena madureza; e segundo os Sexualistas he Alguns daõ taõbem o nome de ovario fecundado ao receptaculo das sementes nuas, como das labiadas, compostas, &c. huma viscera ou o ovario fecundado.

(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 164 )