órbita
substantivo feminino
Discussão histórico-etimológica
O étimo parece ser o latim científico “orbita”, já empregado com o sentido de “cavidade dos olhos” no século XVI (por exemplo, na obra de Jacopo Berengario, de 1521, disponível em https://www.google.com.br/books/edition/Carpi_Commentaria_cum_amplissimis_additi/MvTxTsQ8E04C). Na Antiguidade, conforme informa o dicionário OLD, o latim “orbita” tem apenas as acepções de “caminho traçado por uma roda”, “movimento dos astros” e “prática regular, rotina”. A acepção da Anatomia, até onde foi possível identificar, surge no período do Renascimento.
Definições
1. Cada uma das cavidades nos ossos da face onde se encontra o olho, o nervo ótico e demais estruturas relacionadas a estes.
orbita
As Apophisis, ou processos deste osso, saõ quatro, e estaõ nos quatro cantos dos olhos, os quaes servem para fazer na parte da orbita superior o assento, ou base aos musculos, que fechaõ as capellas.
(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 256 )
orbita
Saõ aquelles pellos compridos, e rijos, que tem v.g. o Gato, ou o Caõ, ao pè dos narizes, e assima da orbita do olho, ou sobrancelha.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 8 )
orbitas
O osso da testa tem tambem certas cavidades, humas são externas, e saõ aquellas, que ajudaõ a formar a cavidade das orbitas; outras saõ internas, e se chamaõ Lyras, servem estas de commodidade aos lobos dos miollos.
(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 256 )
Orbita
Os segundos ditos myrtiformes nascem da Orbita junto à raiz do mesmo nariz, e acabaõ ao redor das azas.
(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 340 )