Dicionário Histórico de Termos da Biologia

músculo

substantivo masculino

Discussão histórico-etimológica

O étimo é o latim musculus, que já apresentava o sentido de 'músculo' na Antiguidade, conforme atesta o Oxford Latin Dictionary (com abonações de Celso, Lucrécio, Apuleio e outros). Como o sentido inicial da palavra seria ‘rato pequeno', 'ratinho' (por ser o diminutivo de mus no sentido de 'rato', 'camundongo'), a mudança semântica ocorreu ainda na língua latina. Segundo o dicionário Houaiss, a mudança se deu pela semelhança que apresentam alguns músculos, ao se contraírem, com o movimento rápido do rato.
A palavra, ainda que de atestação bem recuada (século XIV, conforme o dicionário Houaiss), entrou na língua portuguesa por via erudita, como atesta o acento proparoxítono e a preservação do -l- intervocálico, por exemplo.

Definições

1. Órgão responsável por executar movimentos de várias partes do corpo dos animais, formado por fibras capazes de se contrair e se alongar.

musculos (plural)

A cabeça move-se por meyo de quatorze musculos, sete em cada lado, abaixa-se com dous, com oito se levanta, com quatro se move circularmente.

(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 346 )

musculo

O primeiro he o Quadrado, ou montano, nasce na margem da ponta da barba, e acaba no limpo do beiço inferior, ou no musculo constrictorio, e serve de abaixar o dito beiço.

(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 341 )

MUSCULO

MUSCULO he huma parte organica, e dissimilar do corpo, e he orgaõ, ou instrumento de todos os movimentos, que no mesmo corpo se fazem, do qual instrumento proxima, e immediatamente depende o movimento.

(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 323 )