Dicionário Histórico de Termos da Biologia

mucilaginoso

adjetivo

Discussão histórico-etimológica

O étimo é o latim mucilaginosus, com o mesmo significado. Essa forma não é registrada em dicionários de latim clássico, como o Gaffiot e o Oxford Latin Dictionary, o que nos leva a entender o termo como originado do latim científico, já que é registrado em livros técnicos, como em “Interpretatio in primam 4. Canon. Avicennae quae de febribus dicitur” (1517), de Hugo Bentius (https://www.google.com.br/books/edition/Interpretatio_in_primam_4_Canon_Avicenna/QhtBAAAAcAAJ). De acordo com o dicionário Houaiss, o termo é atestado em 1782, no Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa, de Antônio Geraldo da Cunha. No entanto, é possível encontrar o termo no livro Anatomia do Corpo Humano (1739), de Bernardo Santucci.

Definições

1. Com consistência de mucilagem.

mucilaginoso

5 Esta membrana Periostio tem grande numero de vasos, os quaes estaõ muito unidos huns aos outros, e vaõ continuados pela mesma tunica. As arterias, e as veas que sahem destes vasos, passaõ os ossos, penetrando à interna substancia deles, e deixando lhe hum humor mucilaginoso, e oleoso para a nutriçaõ, e naõ só penetraõ a membrana, que cobre interiormente a cavidade dos ossos; mas tambem a que tem em si a medulla, ou tutano, e aquelles vasos vaõ tambem ao mesmo tutano.

(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 246 )

mucilaginosas (feminino plural)

As glandulas adiposas, e mucilaginosas, e os vasos lymphaticos administraõ, huma materia untuosa às fibras, com que se facilíta mais mais o movimento do musculo.

(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 324 )