lobado
adjetivo
Discussão histórico-etimológica
Há duas possibilidades de descrição do étimo: 1 - pode ser analisado como um decalque do latim lobatus, já empregado em textos científicos do século XVII (como, por exemplo, na obra "Prosopopoeiae Botanicae" de Virgilio Falugi - https://www.google.com.br/books/edition/Prosopopoeiae_botanicae_sive_Nomenclator/CqS6hxlUbe4C); ou 2 - como adjetivo derivado do substantivo lobo (= "parte de um órgão") acrescido do sufixo -ado, visto que o substantivo teve, segundo o Dicionário Houaiss, sua primeira atestação em 1670; portanto, no momento da elaboração do dicionário de Vandelli e da obra de Brotero, há a possibilidade de os autores terem utilizado o recurso da própria língua portuguesa para introduzir a palavra na língua através do processo de derivação.
Definições
1. Que apresenta lobos (diz-se de folha).
lobado
Quasi lobado, ou com pequenas prominencias na baze.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 4 )
lobado
O follilho he ordinariamente pontudo (acuminatus), como na congossa e loendro; lobado na base (basi lobatus), como na cameraria; polposo e requebrado (pulposus et refractus), como na tabernaemontana.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 174 )
lobadas (feminino plural)
Na sua idade vigorosa tem as folhas lobadas, e algumas ovadas, mas na velhice todas saõ ovadas, e o tronco he arboreo.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 344 )
Lobadas (feminino plural)
Lobadas (lobata), quando saõ divididas athe ao meyo em segmentos distantes entre si, e de margens convexas (a videira, hera, e acer campestre): segundo o numero dos lobulos, dizem-se ser: de dois, tres, quatro, cinco lobulos, &c. (biloba-tri-quadri-quinqueloba), como saõ v. g. a passiflora rubra, cnemone hepatica, geranium peltatum, &c.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 56 )
lobada (feminino singular)
A silicula diz-se ser; redonda (orbiculata), na clypeola; cordiforme (cordata), no lepidium sativum; verticalmente cordiforme (abcordata), na bolsa de pastor; lobada (lobata), na biscutella; lanceolada (lanceolata), na isatis tinctoria; globosa (glabosa), na crambe maritima; e hum tanto globosa (subrotunda) no bunias.
(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 173 )