Dicionário Histórico de Termos da Biologia

litalgia

substantivo feminino

Discussão histórico-etimológica

O termo "litalgia" (grafado "lithalgia" em Brotero) parece ser um caso de hapax legomenon, ou seja, um termo que apresenta uma única ocorrência. Não foi encontrado em nenhum dicionário, seja de língua portuguesa, seja de latim ou grego; tampouco foi encontrado em qualquer outra obra do repositório Google Livros. Assim, a menos que venha a ser encontrado em outra obra no futuro, deve ser considerado um neologismo criado pelo próprio Botero.
No entanto, o seu significado é claro, bem como a sua estrutura morfológica: trata-se de um composto formado pelos elementos gregos lit(o)- (que significa "pedra", presente em litografia, por exemplo) e -algia (que significa "dor", presente em nevralgia, por exemplo), e se refere à dor causada pela presença de pedras nos rins. No contexto, Brotero refere-se às supostas propriedades que o chá teria para aliviar essas dores, e o termo concorre com a expressão "dor de pedra".

Definições

1. Dor causada pela presença de pedras nos rins.

lithalgia

O chá, como ja mencionei (Exp. 1ª e 2ª) contem huma qualidade astringente antiseptica; elle possue taõbem hum amargor assaz sensivel, e assim como temos exemplos Elles saõ principalmente allegados pelo celebre Dr. Storck, medico de Vienna. na uva ursi, e outros amargos terem mitigado graves paroxysmos de lithalgia, porque naõ poderá o chá em razaõ da sua qualidade antácida ser taõbem proveitoso na mesma enfermidade?

(Fonte: BROTERO , 1788 , Compendio de Botanica. Tomo primeiro , p. 424 )