Dicionário Histórico de Termos da Biologia

jardim botânico

substantivo masculino

Discussão histórico-etimológica

O Dicionário Houaiss data essa expressão do ano de 1852, mas não informa a fonte. A expressão é bem mais antiga, como mostra o contexto de 1735. Em 1718, a expressão que aparece é “Jardim Real Botanico”, com o elemento “Real” intercalado, o que revela que a expressão ainda estava em vias de se consolidar na forma que tem nos dias atuais.
É possível que essa expressão seja um decalque de uma expressão semelhante de outra língua europeia. O francês jardin botanique já aparece em 1673 (“Recherche des Antiquités et Curiosités de la ville de Lyon”, disponível em https://books.google.pt/books?id=btFTAAAAcAAJ), ainda que a data indicada pelo Trésor de la Langue Française seja 1732. O latim hortus botanicus é ainda mais antigo, aparecendo na obra “Critica Sacra”, de Edward Legh, 1639 (disponível em https://books.google.pt/books?id=0IRmAAAAcAAJ). Dessa forma, é razoável supor que a expressão portuguesa tenha sido uma tradução de uma expressão equivalente em outra língua.

Definições

1. Jardim onde se cultivam plantas para fins de estudo, em geral aberto à visitação pública.

Jardins Botanicos (plural)

Alem das plantas da Asia, Affrica, e America; com a instituiçaõ dos Jardins Botanicos em varias partes sabe-se, que plantas uteis de varios climas da mesma Europa se podem transplantar para cada Paiz.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 297 )

JARDINS BOTANICOS (plural)

MEMÓRIA SOBRE A UTILIDADE DOS JARDINS BOTANICOS A RESPEITO DA AGRICULTURA, E PRINCIPALMENTE DA CULTIVAÇÃO DAS CHARNECAS

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 293 )

jardim botanico

O primeiro conhecimento adquire-se com o estudo da Botanica, o segundo com experiencias e reflexões fisicas, o terceiro, e quarto com hum jardim botanico, no qual he necessario cultivar os vegetaes de todos os climas, e terrenos.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 294 )

Jardim Botanico

Quão grande seja a utilidade de hum Jardim Botanico (alem do gosto de ver juntas as plantas de todas as partes do mundo, e do proveito que dellas recebem, a Medicina, as Artes, o Commercio &c.A respeito de sua grande utilidade ja foraõ estabelecidos em França doze Jardins Botanicos, em Hespanha dous, em Saboia hum, em Italia treze: em Alemanha vinte, em Inglaterra tres, na Prussia quatro, em Hollanda oito, em Dinamarca hum, em Suecia tres, na polonia hum, na Russia hum; alem de muitos jardins particulares.Os monarcas naõ se contentaraõ somente com esta instituiçaõ; mas com grandes despesas mandaraõ ás diferentes partes do mundo Botanicos para descobrirem novas plantas. Fillipe II. Rey de Hespanha mandou o seu primeiro medico Hernandes ao Mexico para cuja viagem lhe deu 250000 cruzados, e elle descobrio sete centas plantas. Luiz XIV. no meio de suas victorias ordenou viagens a varias partes, as Ilhas da America mandou Plumier, ao oriente Tournefort, e ao Peru Feville. Luiz XV. mandou Foze Fussem a America. O imperador Francisco I. mandou as Ilhas Antilhas Jacquin. O prezente Rey de Sardenha mandou Donati á Asia. El Rey de Dinamarca Forskol ao Egipto; alem de muitos expedidos por varias Academias como da de Suecia, o Kham a Pensilvania, Oshek a India Oriental, Toren ao Surate, Hasselquist á Palestina, Alsroemer á Europa Austral, e outros que de sua propria vontade foraõ viajar como Brovvn á Jamaica, e agora se acha na ilha de S. Thomé, Audanson ao Senegal, e o Banks á Ilha de Terra Nova, e as Ilhas do Mar do Sul.) para a Agricultura só o ignora aquelle, que naõ sabe quantas plantas de regioens remotas por meio dos Jardins são hoje commuas, e ordinarias na Europa, e cujo numero se vai cada dia aumentando; de que he prova evidente França, Suecia e Alemanha.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 295 )

Jardins Botanicos (plural)

Nos [[b]]Jardins Botanicos[[/b]] como se cultivaõ as differentes plantas de todos os climas, e terrenos, conhecem-se, e escolhem-se as mais proprias, e adequadas ao Paiz.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 296 )