Dicionário Histórico de Termos da Biologia

inseto

substantivo masculino

Discussão histórico-etimológica

O étimo é a forma latina insectum, i, atestada já em Plínio, o Velho (portanto, século I d.C.), segundo o Oxford Latin Dictionary. No entanto, a palavra não é herdada em português (como fica evidente pela ausência da transformação ct > it), mas provavelmente derivada do emprego em latim científico, atestado pelo menos desde o século XVI (cf., por exemplo, a obra “Historiae Animalium”, de Conrad Gessner, publicada entre os anos 1551 e 1558, disponível em https://www.google.com.br/books/edition/Conradi_Gesneri_medici_Tigurini_Historia/J2IQTOBA_tYC). O substantivo insectum, i, em latim, é o particípio do verbo inseco, are (“cortar, fazer uma incisão”) e significa, literalmente, “cortado, dividido” (ou seja, de corpo segmentado).
Para Vandelli (e outros, como o já mencionado Gessner), o conceito de “inseto” engloba também animais como aranhas, escorpiões, caranguejos e lagostas; ou seja, refere-se ao grupo conhecido atualmente como “artrópodes”. O conceito atual de “inseto” é provavelmente do século XIX.

Definições

1. Animal invertebrado, com corpo segmentado, membros articulados e exoesqueleto, pertencente à classe dos insetos.

Insectos (plural)

He aquella parte do corpo do mollusco, que he mui distincta, sobre as espaduas do Limax, que corresponde ao escutello dos Insectos.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 152 )

insectos (plural)

Separado por meio de hum pedunculo, ou especie de pescoço, na maior parte dos insectos.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 117 )

Insecto

Diz-se de huma continuação carnoza, recta, cylindrica, posta na bocca do Insecto com dous beiços na ponta, a qual o animal, póde voluntariamente recolher, e estender. Musca.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 107 )

insecto

Situaçaõ, e figura das partes, que o insecto póde extender, e recolher, e que contem alguns orgaõs sensorios. V. Fabricio.

(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 114 )