hímen
substantivo masculino
Discussão histórico-etimológica
O étimo é o substantivo masculino latino hymen, hymenis, que já apresentava o sentido da membrana do orifício vaginal desde a Antiguidade. O dicionário de Gaffiot informa que esse emprego é atestado na obra de Mauro Sérvio Honorato "Comentários sobre a Eneida de Vergílio", do final do século IV d.C. É o próprio Sérvio Honorato que relaciona a palavra hymen ao deus Himeneu, o deus grego dos casamentos. No entanto, essa associação é possivelmente um caso de etimologia popular, visto que a forma grega ὑμήν, ένος (conforme informa o dicionário de Liddell, Scott e Jones) significava apenas "membrana", podendo referir-se a membranas que recobrem diversos órgãos, como o coração e os olhos, ou também a asas de insetos, pergaminhos ou outras estruturas em forma de membrana (mas, curiosamente, a membrana do orifício vaginal não aparece registrada como uma das ocorrências em grego). Assim, a especialização do termo para referir-se apenas à membrana do orifício vaginal parece ter acontecido na passagem do grego para o latim, possivelmente influenciada pela homonímia com o nome do deus dos casamentos.
Ainda que o termo ocorra já na Antiguidade, o emprego em português é provavelmente erudito, derivado do emprego do termo em obras em latim científico, como na obra de Verheyen "Corporis Humani Anatomia", de 1693 (https://www.google.com.br/books/edition/Corporis_humani_anatomia_in_qua_omnia_ta/e2yZdTz7ol8C).
Definições
1. Membrana que fecha parcialmente o orifício externo da vagina.
Hymen
8 Quasi no meyo das partes pudendas està o orificio da bainha, que tem ao redor huma substancia esponjosa, e hum circulo membranoso, que os Anatomicos, chamaõ Hymen. Este orificio como tudo o mais nas virgens he apertado, nas outras mulheres se alargaõ com o parto, e com o mais. Do dito orificio começa a bainha, que he hum canal, que vay por entre a bexiga, e o intestino recto atè a boca do utero, e tem de comprimento seis, ou sete dedos. A sua tunica interior he nervosa, e aspera por causa das rugas, e papillas, que tem, as quaes depois por algumas causas naõ apparecem.
(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 81 )