frênico
adjetivo
Discussão histórico-etimológica
O étimo é o latim científico phrenicus, a, um, que é atestado em textos do século XVII, como, por exemplo, na "Historia Anatomica" de André du Laurens, 1602 (disponível em https://www.google.com.br/books/edition/Andreae_Laurentii_Historia_anatomica_hum/x6DTbRHkOlAC), já com o sentido de "relativo ao diafragma". Não é registrado nos dicionários Oxford Latin Dictionary nem no Gaffiot, o que indica que o termo é muito provavelmente uma criação do latim científico.
Apesar de o étimo ser latino, o termo é claramente decalcado no grego, como se nota pela presença do dígrafo -ph- (que translitera a letra φ grega) e o sufixo -icus, também de origem grega. No entanto, o dicionário de Liddell, Scott e Jones também não registra forma equivalente em grego, o que parece novamente indicar uma criação renascentista ou pós-renascentista.
A raiz grega que serve de base ao termo é, claramente, o substantivo φρήν (phrén) (genitivo φρενός - phrenós), registrado no dicionário de Liddell, Scott e Jones com o sentido de "barriga". Portanto, o adjetivo "frênico" seria, etimologicamente, "relativo à barriga", o que condiz com o sentido moderno de "relativo ao diafragma". No entanto, o grego φρήν também pode ter o sentido de "mente" (talvez em decorrência de alguma crença de que a sede das faculdades mentais estaria na barriga), sentido esse que está na base de cognatos como "frenético" e "frenesi". Em decorrência desse sentido, surge a afirmação de Santucci de que os vasos e nervos do diafragma são assim chamados por causa da relação que têm com a cabeça, e porque uma inflamação no diafragma causaria delírios. Essa afirmação parece ser uma tentativa a posteriori de estabelecer uma relação com a raiz grega, visto que a acepção de "barriga" já é suficiente para explicar o sentido moderno, de forma concreta e sem recorrer a figuras de linguagem.
Definições
1. Relativo ao diafragma (acepção 1).
phrenicas (feminino plural)
Tambem tem arterias derivadas das phrenicas, e das mammarias, e das epigastricas, as suas veas tornaõ as phrenicas, e epigastricas.
(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 21 )
Phrenicos (masculino plural)
Note-se, que os vasos do Diaphragma alguns chamaõ vasos Phrenicos, por causa do grande consentimento, que tem os ditos vasos com a cabeça; e a observaçaõ declara, que inflammado o Diaphragma, logo os doentes cahem em furiosos, e continuos delirios.
(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 380 )