Dicionário Histórico de Termos da Biologia

escroto

substantivo masculino

Discussão histórico-etimológica

O étimo é o latim scrotum, atestado desde a Antiguidade com o mesmo sentido, tendo sido empregado assim por Celso (séc. I d.C.), conforme abona o Oxford Latin Dictionary. Segundo essa obra, trata-se de uma variante de scrautum, palavra que se referia a uma espécie de aljava de couro. Assim, a associação com o escroto teria origem na similaridade de função, visto que ambos são espécie de estojo para proteção.
Em português, o termo certamente entrou por via erudita (como evidenciado pela manutenção do -t- intervocálico), pelo latim científico.

Definições

1. Saco localizado abaixo do pênis, que contém os testículos.

scroto

Depois da cute se segue a membrana adiposa, que he a terceira cubertura de todo o corpo, exceptuando as capellas dos olhos, o membro viril, e a bolsa dos testiculos, ou scroto.

(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 16 )

escroto

O Peritôneo tem dous processos, que vaõ atè às virilhas, os quaes nas mulheres incluem os ligamentos do utero, que chamaõ redondos, e nos homens os vasos espermaticos, que passando pelos musculos obliquos, e transversos do abdomen, vaõ até o escroto, onde os mesmos processos estendendo-se mais, constituem hum, e outro envoltorio, ou tunica vaginal dos testiculos.

(Fonte: SANTUCCI , 1739 , Anatomia do Corpo Humano , p. 16 )