aurícula
substantivo feminino
Discussão histórico-etimológica
O étimo é o latim auricula, diminutivo de auris, que na Antiguidade era empregado para se referir à orelha (conforme afirma o Oxford Latin Dictionary). É sabido que a forma auricula é também o étimo da forma herdada “orelha”; dessa forma, “orelha” e “aurícula” são, etimologicamente, formas doublets.
O emprego de “aurícula” para designar as cavidades superiores do coração (chamadas de “átrio” pela Medicina do século XXI) já ocorre no latim científico desde pelo menos o século XVII (como, por exemplo, em “Anatome Animalium” de Gerard Blasius, 1681 - https://www.google.com.br/books/edition/Gerardi_Blasii_Anatome_animalium_terrest/Bx1fAGulTCQC), mas em língua portuguesa o primeiro emprego parece mesmo ter sido na obra de Vandelli. Bernardo Santucci, na “Anatomia do Corpo Humano” (1739), à p. 125, fala em “orelhas do coraçaõ” em vez de “aurículas”.
Definições
1. Cavidade superior dos ventrículos do coração.
auriculas (plural)
Diz-se do coraçaõ, que tem duas auriculas.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 2 )
2. Orelha.
auriculas (plural)
He hum circulo, ou annel corado, posto no fim da coxa da perna logo acima do joelho. Fulica. AURICULA. As aves naõ tem auriculas, em seu lugar, tem algumas penas mais compridas, que cercaõ o buraco das orelhas.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 14 )
auricula
Lobo, ou aba corresponde á figura da parte inferior da auricula; he huma prominencia semicircular, ou que forma hum segmento de circulo; tendo huma diz-se unilobus; tendo duas diz-se bilobus. Scarabaeus bilobus.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 99 )
3. Estrutura anatômica em forma de orelha.
auricula
Nas bivalves he quando tem auricula. Ostrea Pectines. V. Auricula.
(Fonte: VANDELLI , 1788 , Diccionario dos Termos Technicos de Historia Natural , p. 127 )